O diretor de Produção e Inovação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Sérgio Kapron, estará, nesta quarta-feira (11), em Erechim, para divulgar o edital de seleção de projetos de Arranjos Produtivos Locais (APLs) voltado para agroindústrias. O encontro, realizado em parceria com as Secretarias do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, contará com representantes de entidades empresariais, sindicatos, centros tecnológicos e universidades. A reunião ocorre às 14h, no Seminário de Fátima.
De acordo com Kapron, a finalidade do encontro no município é a de que os segmentos interessados apresentem uma proposta de APL. "Há muitas oportunidades na região Norte para o desenvolvimento de um Arranjo Local, principalmente para o setor de agroindústria familiar", destaca.
O diretor salientou, ainda, que o programa apoia a organização dos setores econômicos e de regiões para projetos de cooperação para arranjos produtivos que possuem ações em comum para o desenvolvimento tecnológico, competitivo e pesquisa no Estado. "Nos APLs, o Governo pode apoiar com até R$ 88 milhões, vindos do Banco Mundial e do Fundo dos APLs", ressalta Kapron. O foco é a geração de emprego e renda, competitividade e eficiência.
Com o projeto de Extensão Produtiva e Inovação, desenvolvido em parceria com universidades conveniadas e em conexão com as políticas da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, a meta é oferecer treinamento empresarial, até 2015, com R$ 41 milhões aplicados e beneficiando 5 mil empresas.
Mais informações sobre o edital que trata dos APLs podem ser encontrados nos sites www.sdpi.rs.gov.br e www.saladoinvestidor.rs.gov.br.
Governo do Estado