Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, participam, nesta terça-feira (17), da cerimônia de adesão do Rio Grande do Sul ao plano nacional "Crack, é Possível Vencer". A solenidade será aberta pelo governador Tarso Genro e pelo secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, às 15h, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini.
Entre as ações previstas pelo plano, estão a instalação de quatro consultórios de rua, nove equipes de abordagem, 120 enfermarias especializadas, quatro unidades de atendimento adulto e duas de atendimento infanto-juvenil, e sete novos Centros de Atendimento Psicossocial, Álcool e Drogas (Caps-AD).
Além disso, haverá capacitação de policiais-educadores (330 vagas), inclusão de 107 escolas no Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), criação dos Centros Regionais de Referência para Capacitação (CRRs), com formação presencial de 1 mil policiais civis, guardas municipais e policiais comunitários, e formação à distância de 765 operadores do Direito, 2.040 conselheiros tutelares, 510 profissionais da saúde e assistência social, 510 lideranças religiosas e 255 comunidades terapêuticas.
Também serão adquiridas três bases móveis de monitoramento (veículos), instaladas 60 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos e realizada a capacitação de 120 profissionais.
Governo do Estado