Uma delegação intergovernamental do Níger (África), formada por cinco gestores e técnicos visitará o Rio Grande do Sul na próxima semana, de 1º a 5 de maio, com a finalidade de conhecer a experiência de implantação, gestão e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A iniciativa integra a agenda governamental de cooperação técnica descentralizada "Sul a Sul", do Governo do Estado, e permitirá a cooperação internacional e intercâmbio de experiências, com o objetivo de aperfeiçoamento das políticas públicas.
O Níger não possui sistema universal de saúde pública e apresenta um alto índice de mortalidade infantil, além de deficiências como falta de saneamento básico e dificuldade de acesso aos serviços de saúde. A comitiva é formada pelos seguintes representantes: diretora de Saúde do Ministério do Níger, a médica Salamatu; diretora do Materno Infantil, Mme Hamsatou; direção do Instituto de Saúde Pública, Mme Tidder; o técnico da Asociación Consórcio de Cooperación (ACC) Carlos Aquiles Guimarães, da Espanha, e o estudante africano Sita.
Esta troca de conhecimento terá perspectiva transversal e de articulação em redes, envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rede Unida e Comissão de Etnias do Conselho Estadual de Saúde do RS. A visita prevê uma agenda de reuniões e visitas técnicas na gestão estadual, municipalização da saúde, controle social e rede de serviços (atendimento em HIV/AIDS, Atenção Básica - saúde da família, serviços incluídos na Rede Cegonha e ações intersetoriais).
Além do contato com os técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o grupo também será recebido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), pela Secretaria Geral de Governo (SGG), para a apresentação da Sala de Gestão, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), fará visitas ao Grupo Hospitalar Conceição, e à unidade de saúde comunitária, e à Comunidade Quilombola, no Bairro Glória. A comitiva discutirá com a Escola de Saúde Pública, da SES, uma proposta de cooperação de educação permanente entre ESP/SES e ESP/Níger.
Governo do Estado