Parceria com setor hoteleiro de Portugal gera novas oportunidades para economia gaúcha

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O sucesso da linha da TAP que liga Porto Alegre a Lisboa tem despertado o interesse de empresários portugueses que pretendem ingressar no mercado do Rio Grande do Sul. Com quase um ano de operação, a taxa de ocupação dos voos permanece superior a 80%. Para aproveitar a situação, integrantes do Governo do Estado reuniram-se, nesta segunda-feira (30), em Lisboa, com a direção da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP).

Após quase duas horas de encontro, foi assinada uma carta de intenções entre a Secretaria de Turismo do RS e a entidade portuguesa. O objetivo do acordo é criar ações conjuntas para qualificar o setor hoteleiro, através de cursos e troca de experiências. A parceria também estabelece intercâmbio para facilitar a presença de europeus em eventos acadêmicos, esportivos, empresariais e culturais em Porto Alegre.

Também foi definida a criação de um grupo de trabalho que será responsável por organizar um seminário de negócios e encaminhar as questões previstas na carta de intenções. "Vamos direcionar os gaúchos para terem Portugal como ponto de partida na Europa. Como contrapartida, teremos os portugueses e europeus estabelecendo Porto Alegre como ponto de partida do Mercosul", afirmou o governador Tarso Genro.

A secretária de Turismo, Abgail Pereira, destacou os principais pontos do acordo. "A troca de experiências e a parceria vão abrir oportunidades turísticas e econômicas para o Rio Grande do Sul. Porto Alegre tem sido palco de diversos eventos importantes e ainda teremos a Copa do Mundo. Por isso, é fundamental qualificarmos os nossos serviços e, ao mesmo tempo, apresentarmos as nossas potencialidades".

Presidente da Comissão Executiva da rede de Hotéis e Resorts Tivoli e um dos diretores da Associação Hoteleira de Portugal, Alexandre Solleiro, disse que o país pode ser uma ponte para os gaúchos. "Vamos colocar o Rio Grande do Sul em exposição nos nossos hotéis. Também queremos levar mais de Portugal para o RS". A presidente da Direção Executiva da Associação Hoteleira de Portugal, Cristina Siza Vieira, destacou que a entidade terá o papel de facilitadora na execução da estratégia de divulgação do Estado em Portugal.

Nesta quarta-feira (03), a secretária Abgail vai se reunir com agências de viagens de Portugal. No mesmo dia, o governador e a comitiva gaúcha terão encontro com o presidente da TAP, Fernando Pinto. Em maio, representantes da AHP viajarão ao Estado para aprofundar as negociações. Os empresários não descartam a possibilidade de instalar suas redes no RS.

Governo do Estado/Secom

Gostou? Compartilhe