A 7ª edição da Operação Viagem Segura, que se estendeu da zero hora de sexta-feira (27) até a meia-noite da terça-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, registrou mais de 102,5 mil abordagens. Em cinco dias de operação, os agentes lavraram 9,2 mil autos de infração, recolheram 1,2 mil veículos e 316 CNHs. Dos 2,5 mil testes do bafômetro realizados, 259 registraram presença de álcool, sendo 57 com concentração que o Código de Trânsito Brasileiro classifica como Crime de Trânsito.
Apesar de não ser um feriadão comum, as instituições envolvidas optaram por realizar a operação devido ao número de acidentes registrados nos últimos finais de semana. O feriado do Dia do Trabalho registrou um total de 1.055 acidentes no Rio Grande do Sul, sendo 19 com mortes e 424 com lesões. Esses acidentes deixaram 21 mortos e 543 feridos nos cinco dias de Operação. No ano passado, em que o feriado foi comemorado no domingo, foram 20 acidentes com 20 mortes de sexta a domingo. Já em 2010, foram 34 acidentes com 39 vítimas, em três dias de feriadão.
Participam da Viagem Segura, além da Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal, que atuam na fiscalização propriamente dita, Detran/RS, Cetran/RS, Polícia Civil e Famurs. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também foi incorporada nesta edição atuando na fiscalização do transporte coletivo interestadual e internacional de passageiros. Durante toda operação foram fiscalizados 154 ônibus.
Governo do Estado