Estudo verifica contaminação de água por vírus

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFRGS, defendida recentemente, analisou a presença de rotavírus em fezes de bovinos e na água de propriedades rurais de Taquara, Rolante e Riozinho, no Vale do Paranhana. O estudo, de autoria de Bianca Bergamaschi, foi orientado pelo pesquisador Paulo Roehe, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), unidade da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) em Eldorado do Sul.

De acordo com a pesquisadora, as infecções causadas por esse agente são o principal causador de morte no rebanho bovino. "Além disso, a vacina não é totalmente eficaz, pois há mais de 80 tipos de rotavírus", afirma Bianca. Ela explica que a água é uma das principais maneiras de disseminação do microorganismo, acrescentando que "o tratamento de água no Brasil não consegue inativar o rotavírus". Em seres humanos, o vírus é o principal agente causador da morte por diarreia em crianças de até cinco anos.

O trabalho detectou a presença do microorganismo apenas na água das propriedades. Foram analisadas 104 amostras, provenientes de diversas fontes, como caixas d'água e poços artesianos. A contaminação mais alta foi encontrada em Taquara, onde 44% da água analisada continha o rotavírus. Em Rolante, esse índice foi de 36% e, em Riozinho, de 20%.

Como não se observou a presença do rotavírus nos 38 exemplares de fezes analisados, a origem dele não foi descoberta. Ela está sendo investigada em nova pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Indicadores de Qualidade Ambiental - Uso de Diferentes Agentes Virais como Marcadores de Impacto Ambiental, mantido pela Feevale em parceria com a UFRGS. "Pretendemos seguir realizando coletas de fezes junto ao IPVDF para detecção do rotavírus, assim como em outras propriedades do RS. Até o meio do ano já devemos ter mais resultados", afirma a autora.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe