O Governo do Estado e a Federação dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do RS assinaram, na tarde desta quinta-feira (10), um termo de cooperação para ações relacionadas ao RS Mais Igual, programa de políticas públicas que busca a erradicação da pobreza extrema no Rio Grande do Sul, através de uma rede de parcerias com as prefeituras e a sociedade civil. Participaram da reunião de trabalho, o vice-governador Beto Grill e o secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Pestana.
Na oportunidade, os dirigentes sindicais apresentaram uma carta de reivindicações ao governo. O documento, entregue pelos sindicalistas e dividido em sete partes, apresenta também demandas em diversas áreas, como valorização do trabalho, reestruturação das políticas de saúde voltadas ao setor e participação nas discussões relacionadas ao Fundopem.
O presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do RS, Jairo Carneiro, afirmou a intenção da entidade em contribuir de maneira efetiva nas políticas públicas. "Queremos estabelecer uma relação mais propositiva com o Estado. Dispomos de recursos próprios que pretendemos alocar em ações do RS Mais Igual, uma vez que temos como uma prioridade o combate à miséria. No que tange ao Fundopen, propomos a criação de uma comissão que possa monitorar as atividades das empresas que recebem benefícios fiscais", disse.
O secretário Pestana saudou a iniciativa da Federação dos Metalúrgicos. "A parceria com a classe trabalhadora é fundamental, tanto na elaboração de políticas públicas quanto no controle delas. No caso do Fundopem, em específico, cada incentivo concedido simboliza a renúncia de recursos públicos, o que torna essencial o monitoramento das empresas".
O vide-governador Beto Grill ressaltou o mérito da iniciativa dos sindicalistas e reafirmou a intenção do governo em avançar no diálogo e garantir o encaminhamento das demandas apresentadas. "Este encontro representa uma demonstração de maturidade da federação, com capacidade de observação da realidade no RS e procura, através de propostas efetivas e bem direcionadas, prestar a sua contribuição para com o crescimento do Estado", afirmou Grill.
Governo do Estado/Secom