O Instituto de Previdência do Estado (IPE) incluiu três novos materiais especiais na tabela de procedimentos indenizáveis pelo plano de saúde. Os itens foram identificados pela Direção como os mais solicitados pelos usuários. São eles: stents farmacológicos - dispositivos com medicamentos usados para desobstruir artérias entupidas -, ponteiras de radiofreqüência - utilizadas em procedimentos artroscópicos, como em joelhos e ombros - e cânulas - material auxiliar para as ponteiras de radiofreqüência.
O presidente do IPE, Valter Morigi, comemorou a inclusão dos itens a serem cobertos pelo plano de saúde, o que vai diminuir o tempo de espera dos pacientes. "Com esta medida estamos reduzindo o número de processos e acelerando a solução, pois o procedimento será solicitado pelo médico diretamente no sistema, dependendo apenas da análise dos exames pela perícia", explica Morigi.
Com relação aos stents, o IPE já autorizava os de modelo simples, sem a liberação de medicamentos. Porém, a maioria dos médicos já demonstrava preferência pelo tipo farmacológico.
Antes da medida entrar em vigor, o segurado, para ter acesso a esses materiais, deveria entrar com processo administrativo. A diretoria de Saúde do IPE identificou uma média de 150 processos/mês e cerca de 1.800/ano com essas demandas.
Governo do Estado