Funasa faz relatório da estiagem

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O superintendente estadual do Rio Grande do Sul, Gustavo de Mello, entregou na tarde desta quarta-feira, relatório sobre a estiagem nesta região do País ao presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Queiroz. O documento consiste num diagnóstico comparativo da seca registrada no Estado nos últimos anos, baseado não só em dados científicos, mas também em notícias publicadas na imprensa local.

De acordo com o chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam-Funasa/RS), Clóvis Antônio Franciscato, responsável pela execução do relatório, o trabalho aponta ainda os decretos estaduais de declaração coletiva de situação de emergência deferido pelos gestores públicos, assim como aponta a necessidade de ações de intervenção para minimizar o problema da estiagem no Estado para os próximos anos.

Danos causados na economia, através da agricultura afetada, e a necessidade de busca por água potável também são tópicos abordados no relatório.

Franciscato ressalta que o objetivo principal do relatório é fornecer subsídios à instituição de saúde para a inclusão do Rio Grande do Sul em ações políticas voltadas às populações sem abastecimento de água ou com abastecimento deficiente, empobrecidas pelos recorrentes eventos de estiagem que têm afetado, principalmente, nos últimos anos. “Como fomentadora de ações de saúde pública alicerçadas nas melhorias das condições de saneamento básico, a Funasa tem muito a contribuir com o debate e não pode se ausentar da busca por soluções”, afirma o chefe da Sesam.

Gostou? Compartilhe