O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Gaspar Marques Batista, tomou posse nesta sexta-feira (1º), em cerimônia ocorrida no plenário da Casa. Na mesma ocasião, a desembargadora Elaine Harzheim Macedo também assumiu os cargos de vice-presidente e corregedora regional eleitoral.
Em seu discurso de posse, Batista destacou momentos marcantes da história da Justiça Eleitoral brasileira e a posição de destaque e credibilidade que essa ocupa na sociedade. Além disso, lembrou de sua trajetória no Judiciário e agradeceu amigos e familiares.
O novo presidente da Justiça Eleitoral gaúcha é natural de São Luiz Gonzaga-RS. Formou-se em Direito pela Universidade de Santo Ângelo, em 1971. Como juiz, atuou nas comarcas de Alegrete, Santa Maria, Cerro Largo, Itaqui e Porto Alegre. Foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada em novembro de 1992 e a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) em abril de 1998. Por mais de uma década exerceu o magistério na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Há um ano, atua como vice-presidente e corregedor do TRE-RS. Além disso, integra a 4ª Câmara Criminal do TJRS.
Elaine Harzheim Macedo ingressou na magistratura em 1982, tendo atuado nas comarcas de Sapiranga, Guaíba, Viamão e Porto Alegre. Foi juíza-corregedora e foi promovida ao Tribunal de Alçada em dezembro de 1997 e à desembargadora do TJRS em maio de 1998. Formou-se em Direito na Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 1972 e é doutora na área pela mesma instituição. Atua, ainda, como professora adjunta permanente da PUCRS.
Batista sucede o desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha, que conclui seu biênio na Justiça Eleitoral e fica na Presidência até maio de 2012.
O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Gaspar Marques Batista, tomou posse nesta sexta-feira (1º), em cerimônia ocorrida no plenário da Casa. Na mesma ocasião, a desembargadora Elaine Harzheim Macedo também assumiu os cargos de vice-presidente e corregedora regional eleitoral.
Em seu discurso de posse, Batista destacou momentos marcantes da história da Justiça Eleitoral brasileira e a posição de destaque e credibilidade que essa ocupa na sociedade. Além disso, lembrou de sua trajetória no Judiciário e agradeceu amigos e familiares. O novo presidente da Justiça Eleitoral gaúcha é natural de São Luiz Gonzaga-RS. Formou-se em Direito pela Universidade de Santo Ângelo, em 1971. Como juiz, atuou nas comarcas de Alegrete, Santa Maria, Cerro Largo, Itaqui e Porto Alegre. Foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada em novembro de 1992 e a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) em abril de 1998. Por mais de uma década exerceu o magistério na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Há um ano, atua como vice-presidente e corregedor do TRE-RS. Além disso, integra a 4ª Câmara Criminal do TJRS.
Elaine Harzheim Macedo ingressou na magistratura em 1982, tendo atuado nas comarcas de Sapiranga, Guaíba, Viamão e Porto Alegre. Foi juíza-corregedora e foi promovida ao Tribunal de Alçada em dezembro de 1997 e à desembargadora do TJRS em maio de 1998. Formou-se em Direito na Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 1972 e é doutora na área pela mesma instituição. Atua, ainda, como professora adjunta permanente da PUCRS. Batista sucede o desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha, que conclui seu biênio na Justiça Eleitoral e fica na Presidência até maio de 2012.