Presídios gaúchos recebem Programa Brasil Alfabetizado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul estão integrados ao Programa Brasil Alfabetizado, um projeto do Governo Federal que envolve a alfabetização e letramento de jovens e adultos. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) registra mais de cem presos matriculados nas atividades do programa.

O estabelecimento com maior número de participantes é o Presídio Estadual de Erechim, com 52 apenados estudantes. A cada 12 horas de efetiva aula, o preso tem o direito à remição de um dia da sua pena.

O administrador do presídio, Roberto Thomaz, salienta que juntamente com o trabalho laboral, o acesso à educação desde a alfabetização até o ensino profissionalizante, faz parte de uma nova perspectiva para os detentos. "Eles certamente terão conhecimentos básicos e de uma profissão para que, quando voltarem ao meio social, sejam inseridos com facilidade no mercado de trabalho" afirma.

O programa também é realizado em outros presídios como Guaporé (sete alunos), Vacaria (11), Santa Cruz (20), Sobradinho (13) e Encruzilhada (04).

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe