Operação Balada Segura já está em seis municípios do Estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Operação Balada Segura já opera em seis municípios do Estado com a assinatura do convênio com a Prefeitura de Guaíba, ocorrida nesta segunda-feira (11). Além de Porto Alegre, a atividade também está em vigência em Canoas, Alegrete, Ijuí e Esteio, buscando a mudança de comportamento dos condutores, principalmente em relação à bebida e direção.

Na cerimônia de lançamento em Guaíba, na Feira do Livro local, o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, lembrou dos resultados positivos em Porto Alegre, onde o percentual de vítimas nos dias e turnos da Operação caiu 33% no primeiro ano. "Esperamos estar aqui em breve para comemorar uma redução significativa nos índices de acidentalidade também aqui em Guaíba".

O vice-prefeito, Marcelo Soares Reinaldo, contou que em 2011, Guaíba chegou a completar 180 dias sem acidentes fatais e espera que a chegada da Balada Segura venha melhorar ainda mais esses índices "Tenho certeza de que a operação vai mudar o comportamento do nosso condutor". A primeira blitz no município acontece no próximo final de semana.

A Balada Segura é uma parceria do Governo Estadual, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, e Prefeituras Municipais, que promovem blitze de fiscalização e educação combatendo, principalmente a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em mais da metade dos acidentes com mortes. O próximo município a implantar a Balada Segura será Erechim, no final do mês de junho.

Os números da Operação
Desde que teve início em Porto Alegre, em 04 de fevereiro de 2011, até a última segunda-feira (11), já foram realizadas quase 500 blitze da Balada Segura em todo o Estado. Mais de 32 mil condutores já foram abordados e 2,5 mil flagrantes de embriaguez foram registrados, sendo mais da metade por recusa ao bafômetro. O número total de autuações chega perto dos 8 mil. Foram recolhidos, ainda, neste período, mais de 2 mil veículos e 2,7 mil CNHs.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe