O Badesul assinou nesta quinta-feira (14) uma nova rodada de contratos Pimes Badesul para obras em municípios do interior gaúcho. As prefeituras de Alegrete, Bom Retiro do Sul, Chapada, Coxilha e Vila Nova do Sul foram beneficiadas com financiamentos de R$ 5,07 milhões, via Pimes Badesul. Na mesma cerimônia, Cachoeirinha recebeu R$ 420 mil através do programa Caminhos da Escola, que conta com capitais provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES). O presidente do Badesul, Marcelo Lopes, comandou a solenidade, que teve a participação do secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta.
De acordo com Lopes, já foram assinados mais de 60 contratos Pimes Badesul no primeiro semestre desse ano: "Temos de comemorar essa marca, que certamente é histórica". O dirigente ressaltou que o banco divide os recursos "da maneira mais republicana possível" e que todos os projetos são analisados da mesma maneira. O secretário Afonso Motta elogiou a liderança da instituição bancária no programa de financiamento e ressaltou sua satisfação com os repasses para as pequenas cidades. "Fico muito feliz em saber que esses recursos estão chegando à base municipal e melhorando a vida dos moradores dessas cidades", afirmou.
Os prefeitos ou seus representantes presentes aprovaram a celeridade do processo e festejaram os recursos recebidos. Dos cinco municípios contemplados pela linha de financiamento Pimes, quatro usarão os recursos para a pavimentação de vias: Coxilha, Vila Nova do Sul, Bom Retiro e Chapada. O prefeito de Coxilha, Clemir Rigo, ressaltou o significado desse recurso para sua comunidade. "Nos pequenos municípios, como o meu, precisamos muito das linhas de financiamento, elas concretizam muitos projetos", observou.
Em Alegrete, os recursos serão alocados na construção e na aquisição de equipamentos para um parque de resíduos sólidos. "Essa obra de infraestrutura na cidade irá nos ajudar muito na questão do tratamento do lixo", ressaltou a vice-prefeita, Preta Mulazzani.
Já em Cachoeirinha, com recursos captados via Caminhos da Escola, serão adquiridos dois ônibus escolares. "Os veículos serão utilizados nas saídas pedagógicas dos alunos da rede municipal, para visitas a museus, bibliotecas e outros locais que agregam conhecimento aos nossos estudantes", explicou a secretária de Captação de Recursos, Marcia Saraiva. O Badesul é uma instituição estadual de fomento que integra o Sistema de Desenvolvimento Econômico, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).
Governo do Estado