Indústria da carne gaúcha pede auditoria dos russos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A indústria gaúcha da carne está pronta para ser auditada por técnicos da Rússia. A afirmação é do diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (Sips/RS) e presidente do Fundo de Defesa Sanitária Animal, Rogério Kerber.

Acompanhado o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, ele encaminhou na tarde desta sexta-feira (15) ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, documento em que solicita a intervenção do Governo Federal junto às autoridades russas para abreviar a visita dos técnicos russos. A reunião, que também contou com a participação do superintendente do ministério no Estado, Francisco Signor, foi realizada na sede da superintendência regional do Mapa.

A Rússia embargou, no ano passado, diversos estabelecimentos industriais do Rio Grande do Sul, que ficaram impedidos de exportar produtos bovinos, suínos e avícolas. Atualmente, 14 unidades industriais de aves, 10 suínas e cinco bovinas continuam embargadas pelos russos.

"Reavaliamos nossos processos de produção e estamos prontos para receber esta visita, por isso solicitamos que o Ministério da Agricultura reforce o pedido de uma nova auditoria", disse Kerber.

Para Mainardi, o momento é oportuno, na medida em que indústrias se prepararam e contam com o apoio do ministro Mendes Ribeiro Filho, que conhece o problema. Já o ministro destacou que hoje a situação não é tão crítica como no ano passado, quando, por exemplo, 40% das exportações de produtos suínos do Rio Grande do Sul tinham como destino a Rússia: "Conquistamos novos mercados, ampliamos nossa participação em outros, e hoje não somos tão dependentes deste comércio".

Gostou? Compartilhe