Mulheres de diversas instituições, movimentos, sindicatos e partidos políticos elegeram neste sábado (23) representantes da sociedade civil para o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RS (CEDM). As eleições aconteceram em Pinhal, Canoas, Santa Cruz, Pelotas e Porto Alegre. Vinculado à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/RS, o colégio eleitoral é formado pelas entidades inscritas e homologadas. O mandato no Conselho é de dois anos.
Desde 2011, a comissão provisória do CEDM, instituída pelo Governo do Estado, desenvolveu ações conjuntas com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, incluindo procedimentos para a reativação do conselho. A secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, destacou a importância da eleição. "Graças ao movimento de mulheres que compuseram a comissão provisória do CEDM foi possível a aprovação da Lei 13.947/2012 e a mobilização de todo o Estado para a participação das gaúchas nas Conferências de Políticas para as Mulheres de 2011", enfatiza a secretária Márcia Santana.
Integrante da Comissão Eleitoral do CEDM, Cláudia Prates afirmou que o movimento impulsionou a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS. "Essa conquista vai nos permitir recuperar o tempo perdido e dará voz para muitas mulheres gaúchas. Mais de 50% das regiões do Estado estão representadas nessa nova gestão e buscaremos o engajamento de mais e mais mulheres". Na primeira etapa, foram eleitas entidades em fóruns regionais e para o Fórum Estadual da Mulher. Agora, os órgãos do Governo do Estado, que têm assento no Conselho conforme prevê a Lei nº 13.947/2012, devem indicar suas representantes.
A integrante da Comissão Eleitoral do CEDM, Télia Negrão, enfatizou que a reestruturação do Conselho ocorreu a partir de uma Carta Política elaborada pelas mulheres. "É preciso que a sua implementação seja assegurada por uma estrutura física e material, para que o Conselho possa responder ao seu mandato".
Entidades
As entidades eleitas nos fóruns regionais foram: Associação de Mulheres Viva Maria (Pinhal); Associação de Mulheres Multiplicar (Canoas); Gesto (Pelotas); Lions Clube de Canela (Canela); Mulheres em Movimento de Uruguaiana (Uruguaiana); Guayí (Porto Alegre); Uniforte (Santa Cruz) e respectivas suplentes. As entidades titulares do Fórum Estadual da Mulher são: Movimento de Mulheres Marlene Martini Carneiro; Central Única dos/as Trabalhadores/as; Marcha Mundial das Mulheres; Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Unegro; União Brasileira de Mulheres; Coletivo Feminino Plural; Ação da Mulher Trabalhista.
Conselho Estadual dos Direitos da Mulher elege novos representantes
· 1 min de leitura