Votação de Prioridades acontece em julho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os eleitores gaúchos definirão, em dez dias, os projetos prioritários para investimento no Orçamento Estadual do próximo ano. No dia 4 de julho acontece, em todo o Estado, a Votação de Prioridades do Orçamento RS 2013. São centenas de propostas em votação nas cédulas, distribuídas de acordo com as definições dos debates realizados nos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Os Conselhos trabalham em conjunto com o Governo do Estado na instalação de urnas para o pleito que será realizado em todos os municípios gaú chos, sendo que qualquer cidadão que possua título eleitoral poderá participar do processo.

Votação pelo celular e internet

Uma das novidades deste ano será a votação pelo celular. Por meio de aparelhos smartphones, será possível votar no ambiente virtual, da mesma forma que se faz pela internet, por intermédio do Portal da Participação (www.participa.rs.gov.br). Já nos dispositivos que não possuem a tecnologia de acesso à rede mundial, haverá um sistema de votação por mensagem (SMS), com os códigos dos projetos, que também estarão disponíveis no Portal. Neste ano, o sistema de votação por mensagem será realizado apenas nos Coredes Metropolitano Delta do Jacuí e Vale do Rio dos Sinos. Além da votação pela web e pelo celular, os cidadãos poderão nas urnas presenciais que estarão instaladas em todas as cidades.

As cédulas de votação terão um máximo de 20 projetos prioritários definidos pelas plenárias, e também as prioridades estratégicas discutidas nas assembleais municipais. Foram meses de debates intensos realizados nos 496 municípios do Estado, onde a população definiu as áreas e programas prioritários para cada região que irão receber os recursos orçamentários estaduais para o próximo ano.

A Votação de Prioridades é uma das etapas finais do processo de Participação Popular e Cidadã na elaboração do Orçamento Estadual. Após a definição dos projetos regionais, a Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã conclui o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2013, que será entregue pelo governador Tarso Genro à Assembleia Legislativa no dia 15 de setembro.

Gostou? Compartilhe