Missão chinesa faz inspeção do tabaco gaúcho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A superintendência Federal de Agricultura no RS recebeu, em junho, uma missão chinesa que desde o ano 2005, pré inspeciona todas as partidas de tabaco processado a ser exportado à China, devido à exigência quarentenária da praga Peronospora tabacina, causadora da doença denominada mofo azul. Anualmente o Brasil exporta à China aproximadamente cerca de 50 a 60 milhões de quilos de tabaco processado, incluindo um completo sistema de rastreabilidade e segregação, representando divisas na ordem de 450 milhões de dólares. Todas as etapas de produção, processamento e exportação são inspecionadas pelos Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura do RS, garantindo com isso este importante mercado para o tabaco produzido no RS.

De acordo com o Superintendente Francisco Signor - "a não detecção da doença do mofo azul, nas inspeções realizadas pelos técnicos do MAPA e da China representa a manutenção deste importante mercado comprador e por conseguinte a geração de empregos, renda e divisas para o pais".  Signor destaca ainda a importância da relação entre amizade e negocio -" todo o ano esperamos a visita dos chineses e agradecemos o carinho e a atenção desta importante missão, fazemos um trabalho compartilhado e responsável, porque sabemos que a china exige um produto de boa qualidade, hoje a china é o maior  parceiro na exportação de tabaco.  Antes dos negócios vem uma boa amizade , não conseguimos fazer um bom negocio sem ter uma boa relação, isso significa um passaporte para outras exportações".

Qian Hong Wei - Diretor da AQSIC (administração Geral de Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena) da China destacou a Eficiência do trabalho feito pelo MAPA e também o carinho e a amizade com o povo do Rio Grande do Sul.

 Os Fiscais Federais Agropecuários, Jairo Carbonari e Roque Danieli do Serviço de Sanidade Vegetal do MAPA/RS apresentaram relatório das ações preconizadas no protocolo durante a safra 2011/2012. De acordo com manifestação do chefe da delegação chinesa, os trabalhos realizados em parceria pelo MAPA/RS, setor produtivo e UNISC, estão em consonância com o protocolo e oferecem credibilidade fitossanitária do tabaco exportado à China.

Gostou? Compartilhe