Todos os cidadãos gaúchos que possuem título eleitoral poderão participar na quarta-feira (4) da definição dos projetos regionais para o Orçamento Estadual 2013. A Votação de Prioridades, que ocorre em todo o Estado, é uma das etapas finais da discussão participativa do Orçamento do Estado. Em 2011, 1 milhão 134 mil pessoas deram o seu voto, o equivalente a 14% do eleitorado gaúcho.
"Milhares de gaúchos e gaúchas já participaram das plenárias regionais do Orçamento Participativo, honrando o Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã que nosso governo está instituindo progressivamente no Estado. Vamos a partir da consciência que adquirimos neste debate, escolher aquela prioridade mais importante para a vida cotidiana, para a organização de cada comunidade e para o desenvolvimento da região", afirma o governador Tarso Genro. O chefe do Executivo votará, às 8h30, no Palácio Piratini.
Voto em urna, internet e celular
Os eleitores podem votar em até quatro projetos regionais, e em até duas prioridades estratégicas. Na votação presencial, as cédulas estarão disponíveis em milhares de urnas distribuídas em todos os municípios gaúchos. Os cidadãos também poderão votar pela internet, através de um sistema que estará instalado a partir das 8h desta quarta-feira (4), no Portal da Participação.
No Portal da Participação, já podem ser acessadas todas as cédulas das 28 regiões dos Coredes, com a descrição dos projetos regionais. No total, são 422 projetos, que disputam um mínimo de R$ 165 milhões em verbas do Orçamento 2013. Nos locais de votação, o processo se estenderá das 9h às 18h. Já pela internet, o horário será das 8h às 24h.
Saiba como votar online
Todo o processo de discussão do Orçamento Estadual 2013 já mobilizou mais de 70 mil pessoas em pelo menos 550 reuniões e assembleias regionais e municipais em todo o Estado. A elaboração do Orçamento de forma participativa faz parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, formado também pelos instrumentos e programas desenvolvidos pelo Gabinete Digital, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Gabinete do Vice-Governador e Secretaria Geral de Governo.
Governo do RS