Pesquisa internacional que analisa ensino e aprendizagem será realizada no RS

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A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem - Teaching and Learning International Survey (Talis, na silga em inglês) -, coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), será realizada no Rio Grande do Sul nos meses de outubro e novembro de 2012. A pré-testagem já foi feita em março e abril, tendo como foco professores das séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano ou 5ª a 8ª série) e diretores das escolas seleciondas para a amostragem. No Rio Grande doSul, participarão 45 instituições das redes pública e privada, sendo 20 estaduais.

A Talis analisa o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho que as escolas oferecem aos professores, possibilitando que os docentes contribuam para a avaliação da educação e para o desenvolvimento de políticas educacionais. A seleção das escolas e professores ocorre de forma aleatória e, para cada país, serão escolhidas cerca de 200 instituições de ensino e 20 professores de cada uma delas.

A pesquisa está sendo feita em mais de 30 países nos cinco continentes. No Brasil, serão aproximadamente mil escolas, possibitandio fazer um comparativo entre os estados brasileiros, e a coordenação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A análise dos dados vai permitir que os países participantes identifiquem desafios semelhantes e adotem políticas públicas de outros países.

"Esse estudo é importante para entender pedagogicamente o que acontece dentro da escola, o que ela proporciona e as condições de trabalho do professor", relata Suzana Lima, do Departamento de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). "Para validação, é necessária a participação de 75%", ressalta a coordenadora adjunta do Deplan, Gorete Losada, que compõe a equipe responsável por apoiar logisticamente a distribuição do questionário - que é sigiloso - de 40 questões.

A Talis é a primeira pesquisa internacional a levantar dados sobre o ambiente de aprendizagem e as condiçõesde trabalho que as escolas oferecem aos professores. O primeiro ciclo da pesquisa foi realizado em 24 países em 2007 e, em virtude do sucesso da primeira, decidiu-se pela realização de um segundo ciclo. Em 2007, o Brasil participou da primeira rodada da pesquisa, cujo foco principal foi o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho que as escolas oferecem aos professores das séries/anos finais do ensino fundamental.

Assessoria Seduc

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