Governador Tarso Genro sanciona Lei do Prouni RS nesta sexta-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O governador Tarso Genro sanciona, nesta sexta-feira (06), a Lei do Programa Universidade para Todos no Rio Grande do Sul (Prouni RS), iniciativa que concede bolsas de estudo do ensino superior a estudantes de baixa renda, similar a nacional. A solenidade inicia às 14h30, no Salão Alberto Pasqualini, do Palácio Piratini. Após a assinatura, será realizada a primeira reunião do Conselho Gestor e Executivo para detalhar o programa. 

A previsão é de que 500 alunos sejam beneficiados no início do ano que vem. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) será responsável pelo edital, previsto para ser lançado em agosto, quando serão selecionadas as universidades que farão parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). 

As vagas serão destinadas a cursos de base tecnológica para as áreas de petróleo e gás, energia eólica e o setor naval, que são estratégicas para o desenvolvimento do RS. Vagas de bacharelado, principalmente na área de engenharia, devem ser ofertadas no futuro. A previsão é de que cada aluno custe R$ 700 mensais aos cofres públicos. O investimento até 2014 será de, aproximadamente, R$ 43 milhões. 

Poderão se inscrever no ProUni RS alunos que ainda não têm diploma de nível Superior, que vivem no Estado há, no mínimo, dois anos, e que não são beneficiários do ProUni nacional. Em contrapartida, o bolsista deverá participar de atividades complementares de inclusão produtiva e responsabilidade social. 

O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico(SCIT), Cleber Prodanov , ainda ressalta que "além do Prouni/RS, o Governo estuda lançar um Programa de Assistência Estudantil que amplie as condições de permanência dos estudantes na educação superior".

Governo do RS

Gostou? Compartilhe