Será realizada na segunda-feira (09) nova etapa da formação de professores da rede estadual sobre a abordagem pedagógica de filmes nas temáticas de direitos humanos. Participam 65 educadores de escolas que mantêm o programa Mais Educação. A programação prevê a exibição de dois curtas-metragens produzidos no projeto, seguida de mesa de debates e conversa com o professor-diretor. A formação será realizada no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501 - Porto Alegre), das 13h30 às 18h.
O projeto Cine-Educação Direitos Humanos é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com a Cinemateca Brasileira e a Via Gutemberg em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O objetivo do projeto é formar público para o audiovisual e contribuir para a formação do cidadão, desenvolvendo a capacidade de análise, discussão e posicionamento sobre os filmes. Além disso, busca a ampliação de acesso a conteúdos audiovisuais nas temáticas de direitos humanos.
Esta é a terceira etapa da formação. Em março, os professores passaram pela primeira etapa. Na ocasião, os filmes abordados foram oferecidos aos educadores, em DVD, e o projeto foi levado às escolas. Cada professor se compromete à produção e registro, em DVD, das atividades de sala de aula, reunindo também depoimentos de alunos e educadores envolvidos no projeto.
Com informações do Governo do Estado
O encontro do dia 9 de julho será para troca de experiência e avaliação do projeto.