Fepagro sedia reuniões técnicas anuais do milho e sorgo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 57ª Reunião Técnica Anual do Milho e a 40ª Reunião Técnica do Sorgo teve início, nesta terça-feira (10), na Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em Porto Alegre. Os eventos reúnem profissionais de diferentes segmentos ligados às duas culturas, com intercâmbio de informações e resultados de pesquisas. Os trabalhos serão apresentados em forma de palestras, painéis e discussões no âmbito de comissões técnicas. O encontro encerra na manhã de quinta-feira (12), após reunião plenária.

Na abertura do evento, o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze, falou sobre o Programa Mais Água, Mais Renda, uma iniciativa do Governo do Estado, que busca incentivar e facilitar a expansão da irrigação, viabilizando esta prática entre os produtores e aumentando a produtividade e a renda rural. "A irrigação é uma tecnologia de fundamental importância para evitar frustrações de safras e manter níveis de produtividade uniformes ao longo dos anos, evitando oscilações de produção", afirmou. De acordo com Fioreza, a irrigação no RS atuará verdadeiramente como o melhor seguro agrícola para o produtor rural.

O presidente da Emater/RS-Ascar, Lino De Davi, afirmou que o milho é um dos pilares da economia do nosso Estado e uma das culturas mais sensíveis às estiagens. "A irrigação não vai resolver todos os problemas, mas podemos trabalhar manejo, formas e épocas de plantio para não ficarmos tão vulneráveis as secas" afirmou. Já o titular da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, falou sobre o programa Mais Água, coordenado pela Fundação, envolvendo nove instituições de pesquisa, com investimento de R$ 11 milhões. "O projeto prevê a adequação de sistemas agrícolas produtivos visando ao aumento da disponibilidade e à melhoria da qualidade da água. Além disso, estamos reestruturando o Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) para a criação de uma base forte de previsão do tempo e clima" explicou.

O diretor do Departamento de Agricultura Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Rural, José Batista, falou sobre o Programa Estadual Irrigando a Agricultura Familiar que visa o incentivo à piscicultura e irrigação no setor primário. A Secretaria também possui um programa de financiamento de sementes que favorece a aquisição de sementes de milho crioulo para agricultores familiares.

Governo do RS

Gostou? Compartilhe