O governador Tarso Genro assinará, nos próximos dias, medida que atende reivindicação da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips), concedendo diferimento de ICMS nas importações de milho e soja feitas pelas indústrias e cooperativas do setor. Os avicultores e suinocultores gaúchos necessitarão, este ano, de aproximadamente cinco milhões de toneladas de milho e três milhões de toneladas de farelo de soja para alimentar suas criações.
Com o alto preço da soja no mercado internacional e a falta de milho no Estado, há uma grande possibilidade de que estes produtos se tornem escassos, o que criaria mais dificuldades para as duas cadeias produtivas.
De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, a medida autorizada pela Secretaria da Fazenda encaminha uma solução que pode amenizar as dificuldades encontradas por suinocultores e avicultores gaúchos. "Com isso, haverá uma redução de 12% nas transações feitas com estes produtos junto a fornecedores de outros países", explicou. O titular da pasta destacou que ao lado desta solução emergencial, o Governo do Estado estuda outras medidas que possam garantir a superação do atual momento vivido pela avicultura e suinocultura gaúchas.
Governo do RS