A secretaria de Turismo (Setur) reuniu nesta sexta-feira (3), na Sala do Investidor da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), representantes de bancos do Rio Grande do Sul para tratar de linhas de crédito para o turismo. A proposta visa estimular a participação de Banrisul, Badesul e BRDE nas jornadas técnicas promovidas pela secretaria no Interior do Estado.
Nos encontros, as instituições poderão apresentar linhas de crédito de acordo com as demandas dos empreendimentos de cada região. Diretor do Departamento de Qualificação dos Serviços Turísticos da Setur, Maximilianus Pinent apresentou os cinco desafios que compõem o Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo. "Os três bancos mostraram disposição e interesse em levar aos empreendedores conhecimento das linhas de crédito existentes e apresentar melhores oportunidades de crédito".
Pinent mapeou as principais necessidades de investimentos do segmento com ênfase nas áreas de hotelaria, infraestrutura, qualificação e promoção. De acordo com a responsável pelo Programa de Investimentos da Setur, Liane Port, esta é uma demanda recorrente dos empreendedores gaúchos que procuram esse tipo de orientação na secretaria. A maioria busca taxas de juros atrativas e que garantam viabilidade econômica e sustentabilidade aos investimentos.
Os bancos deverão fazer suas proposições com base na carta consulta disponível no site da secretaria. Participaram da reunião representantes do BRDE, Badesul, Banrisul, SDPI e Setur.
Governo do Estado