Governo anuncia medidas para famílias de Santa Bárbara

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quatro mil pessoas afetadas, 61 mil desalojadas, 323 edificações atingidas, 60 residências destruídas, um prejuízo em torno de R$ 7 milhões. Esses são os números finais do relatório técnico sobre o vendaval que atingiu o município de Santa Bárbara do Sul no último dia 28 de julho. O documento foi apresentado pelo subchefe da Defesa Civil estadual, coronel Oscar Moiano, ao governador Tarso Genro, que, em visita à cidade, neste sábado (04), manifestou sua solidariedade e anunciou medidas de auxílio. 

Após percorrer os bairros mais atingidos e conversar com representantes da comunidade, Tarso foi à Prefeitura, onde afirmou que as famílias residentes nas áreas destruídas serão beneficiadas com o valor de R$ 500 do programa de Aluguel Social do Governo do Estado. O governador destacou também o apoio através da Corsan: "Já está decidido, a partir de um levantamento rápido das famílias afetadas, não será cobrado o serviço dessas famílias por no mínimo três meses". 

Tarso Genro garantiu ainda que o secretário estadual da Economia Solidária, Maurício Dziedricki, estará em Santa Bárbara do Sul no início da próxima semana para reforçar e expandir as ações do Programa Gaúcho de Microcrédito na cidade. Ao final da visita, emocionado com o saldo da tragédia, Tarso assegurou ao prefeito Mário Utzig Filho que retorna ao município assim que seja chamado e necessário.

De acordo com a Defesa Civil, os ventos que atingiram Santa Bárbara no sábado, 28 de julho, por volta das 21h45, foram superiores a 100 km/h, com características de um tornado. Desde os primeiros momentos, o órgão auxilia o município com o envio e colocação de lonas, arrecadação e distribuição de alimentos, colchões, agasalhos e material de higiene e limpeza, além do suporte técnico no levantamento dos prejuízos.

Gostou? Compartilhe