Na manhã desta quarta-feira, 8, o Ministério Público, com o apoio dos agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, sendo três em Gramado dos Loureiros e um em Trindade do Sul, para localizar documentos que comprovem uma suposta fraude na área da Saúde.
As investigações iniciaram a partir de apurações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre possíveis crimes de falsidade documental e peculato, praticados por dois secretários municipais e um contador de Gramado dos Loureiros. A Operação ‘Goteira na Taba’ investiga a fraude em notas e empenhos de indenizações dadas para moradores que precisavam fazer exames de saúde fora do município.
“A prefeitura pagava para o cidadão, por exemplo, R$ 80 por uma consulta que não era oferecida pelo SUS na cidade, mas a nota era adulterada, após o pagamento, para R$ 800. O que sobrava era dividido entre os suspeitos”, explica o promotor responsável pelas investigações, Marcelo José da Costa Petry. Um levantamento prévio chegou a, pelo menos, 15 notas fraudadas.
Durante as buscas, foram apreendidos documentos fiscais, contábeis e administrativos que possam ter servido de base para a adulteração das notas de empenho, além um revólver calibre 38.
Fonte: Ministério Público Estadual