Grupo CEEE investirá R$ 81 milhões em complexo eólico

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O contrato para celebrar o ingresso do Grupo CEEE no capital social das empresas do Grupo Elecnor, que operam parques eólicos no Rio Grande do Sul, será assinado, na quarta-feira (22), em Osório. A negociação inclui a participação da CEEE-GT em 10% do capital da holding, que será responsável pelos complexos eólicos de Palmares do Sul (com capacidade instalada próxima de 200 MW) e de Osório (com 302,9 MW). A parceria inclui as unidades já em operação e as ampliações previstas nesses dois parques. O investimento do Grupo CEEE nesse projeto, que alcançará R$ 81 milhões, será feito com recursos próprios da empresa.

O Grupo CEEE possui 910 MW próprios em 15 usinas hidrelétricas e outros 342,3 MW em participações em outros empreendimentos. Com o ingresso no capital social das referidas empresas, a capacidade instalada da CEEE alcançará 1302,2 MW, o equivalente a 25% da potência instalada do Rio Grande do Sul.

A solenidade acontecerá durante o "Diálogos Cdes - Desenvolvimento da Região e Setor Energético-Eólico", promovido pela Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS) e Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, no Parque Eólico de Osório (Rodovia RST- 101 km 4,5), na quarta-feira (22), às 14h30.

Na assinatura, estarão presentes o governador do Estado, Tarso Genro; o diretor-presidente da Enerfín do Brasil, Guillermo Planas Roca; o presidente da CEEE, Sérgio Souza Dias; o diretor de Geração da CEEE, Carlos Ronaldo Vieira Fernandes; o secretário executivo do Cdes-RS, Marcelo Danéris; gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta; secretário Infraestrutura e Logística (Seinfra), Beto Albuquerque; secretário Desenvolvimento e Produção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik e o prefeito de Osório, Romildo Bolzan.

O Cdes-RS debate permanentemente a questão energética na Câmara Temática Indústria Naval, Petróleo, Gás Natural e Setor Energético. Em 2011, o Conselho enviou ao governador recomendações para fortalecer a política energética estadual, com prioridade para a produção limpa e renovável. A capacidade de geração de energia eólica do Brasil, já mapeada, é igual a 30 Itaipus, o equivalente a 300 mil megawatts (MW) de energia elétrica. O potencial seria equivalente a 143 mil MW. Para efeito de comparação, a Usina Hidrelétrica de Itaipu tem capacidade de 14 mil MW.

No último leilão federal de energia realizado há um ano, o Rio Grande do Sul ampliou sua participação nos leilões de energia eólica. Cinco municípios gaúchos foram contemplados com novos projetos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Os Diálogos Cdes-RS são espaços de debates onde se promovem a escuta e a troca de ideias sobre temas relativos ao desenvolvimento econômico, social e à sustentabilidade ambiental, buscando a concertação de opiniões dos diversos atores envolvidos. Já foram realizados Diálogos em Cachoeira do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Campo Novo, Santiago, Santa Rosa, Santo Ângelo e Vacaria.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe