Alto da Serra do Botucaraí debate políticas de superação da pobreza rural

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O município de Boqueirão do Leão recebeu, na sexta-feira (17), uma série de atividades relacionadas ao fortalecimento da agricultura familiar e o combate à extrema pobreza no meio rural. O roteiro contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e dos secretários da Casa Civil, Carlos Pestana, e do Desenvolvimento Agrário, Ivar Pavan, além de diversos prefeitos da região. 

Um dos destaques do roteiro foi a Jornada de Inclusão Social e Fortalecimento da Agricultura Familiar, que debateu os critérios do Fomento, programa de inclusão produtiva que será executado por meio de uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Governo do Estado. 

De acordo com o secretário Ivar Pavan, seis mil famílias serão beneficiadas com R$ 2,4 mil, pagos em três parcelas mensais pelo Governo Federal. Em contrapartida o Governo do Estado, por intermédio da Emater prestará a assistência técnica, sendo cada extensionista responsável pelo acompanhamento de 100 famílias. 

"O objetivo é que as famílias que vivem na extrema pobreza rural comecem a produzir para o consumo e o excedente para a comercialização. Precisamos articular as políticas e as ações. As compras públicas são o primeiro caminho para as vendas, que poderão ser individuais ou por meio das cooperativas. As políticas públicas também devem contemplar a logística para ajudar a venda dos produtos para as escolas e feiras", explicou, citando que o próximo passo será estabelecer os critérios para as famílias, que serão debatidos em setembro nos Territórios da Cidadania. 

Com informações do governo do Estado

Gostou? Compartilhe