Presídio de Guaporé estimula plantios em horta pelos detentos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Durante o mês de agosto, os apenados do Presídio Estadual de Guaporé (PEG) ampliaram o cultivo de legumes, verduras e plantaram novas árvores na horta como estímulo ao consumo de alimentos mais saudáveis.

A novidade é que, nesta segunda etapa de plantios, os presos semearam 500 pés de porongo (planta da espécie cucurbitáceas) para produzir cuias de chimarrão, que depois serão comercializadas. Além disso, 90 pés da árvore figueira foram semeadas para aumentar a produção de doces de figo, que são usados para consumo na casa prisional e também destinados à doação.

Diversas entidades situadas no município de Guaporé, localizado a 235 quilômetros de Porto Alegre, receberam mais de 400 unidades de legumes e verduras que foram cultivadas pelos apenados do Presídio Estadual de Guaporé, no primeiro semestre de 2012.

Conforme o administrador do estabelecimento prisional, Normides Zanella, a ação é possível graças ao apoio da comunidade que doa ferramentas, mudas e sementes. "O projeto vai ao encontro da missão da Superintendência dos Serviços Penitenciários, que é a de trabalhar para a socialização dos apenados", explica Zanella.

Terra fértil
Guaporé está situada na região dos vales, terra propícia para agricultura, o que beneficia o plantio das hortaliças. "O cultivo da horta, além de gerar trabalho aos apenados, também beneficia pela remição da pena", enfatiza o chefe de segurança da PEG, Marcos Feix.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe