RS registra queda de 64% em casos com suspeita de Gripe A

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As primeiras duas semanas de agosto apresentaram uma redução de 64% no número de notificações de suspeitas de gripe A no Estado em comparação com o mesmo período do mês passado, quando foi registrado o pico de doença no RS. Entre os dias 1º e 14 de julho, foram registrados 936 casos de pacientes internados por problemas respiratórios de maior gravidade, enquanto do dia 29 de julho a 11 de agosto as notificações caíram para 338.

Os números foram apresentados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Influenza, em reunião nessa terça-feira (21), na Secretaria Estadual da Saúde (SES). Formado por representantes dos municípios, hospitais, sociedades médicas e técnicos da SES, o comitê monitora a situação da doença e, junto ao Ministério da Saúde (MS) e aos municípios, garante o reforço de medidas quando necessário e está discutindo as perspectivas do enfrentamento à doença em 2013.

O registro dos casos considera a semana de início dos sintomas, e somente são notificados aqueles em que os pacientes chegam a ser hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave, caracterizada por dispneia (falta de ar), tosse e febre. São esses os casos onde é coletado material para exames, enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), que realiza a identificação do vírus envolvido.

Até o momento, o RS já teve 3.191 casos desses, dos quais 452 foram confirmados para Influenza A H1N1. Dos 936 casos com inícios de sintomas nas 27ª e 28ª semanas do ano (1º a 14 de julho), 162 confirmaram ser por gripe A, enquanto dos 338 casos das semanas número 31 e 32 (29 de julho a 11 de agosto), apenas seis até o momento já deram positivo para H1N1 - número que pode sofrer alteração, porque ainda há casos em investigação.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe