Case gaúcho de reciclagem de veículos será apresentado em seminário nacional

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Detran/RS apresentará, na terça-feira (28) e quarta-feira (29), em Vitória Espírito Santo), a experiência do Estado na reciclagem de veículos. Os engenheiros Núbia Coimbra e Vinícius Paviani representarão a autarquia no VIII Seminário Nacional e VII Workshop de Gestão Integrada de Veículos, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sociais (Ideias), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

O Rio Grande do Sul foi o pioneiro na destinação ecologicamente correta de materiais sem serventia. Desde 2009, o Detran/RS já encaminhou para reciclagem quase oito mil itens (carros, motos, bicicletas e peças). Foram criados instrumentos legais para permitir a trituração dos bens há mais de dois anos retidos em depósito, alguns deles desde a década de 90.

Os benefícios obtidos com a redução do impacto ambiental são animadores. Com o reaproveitamento de materiais recicláveis, elimina-se o problema da contaminação do solo e da proliferação de insetos, além de liberar espaço nos depósitos, cada vez mais abarrotados.

Na programação do seminário estão, ainda, experiências como a da empresa italiana Relight na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) na Argentina e da política de reciclagem na França, além de debates sobre a situação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e os acordos setoriais para implantação da logística reversa no Brasil.

O evento, que acontecerá no Hotel Golden Tulipe, em Vitória, tem como objetivo promover o debate sistemático sobre a situação dos resíduos sólidos no Brasil, em consonância com o panorama internacional e estadual, discutir e apresentar soluções viáveis e contribuir para o aperfeiçoamento de técnicas, metodologias, introdução de novas tecnologias e formas de tratamento dos resíduos sólidos.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe