RS Mais Igual beneficiará seis mil famílias

O RS Mais Igual é a versão gaúcha do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Representantes da Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Desenvolvimento Agrário (MDA) estão, em Santo Augusto, até o dia 28 de setembro, onde participam de uma capacitação voltada aos extensionistas técnicos e sociais da Emater/RS-Ascar. Os profissionais irão implantar, no Estado, as metas do RS Mais Igual para o campo.

O RS Mais Igual é a versão gaúcha do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, que tem a meta de retirar 16 milhões de brasileiros da linha da pobreza extrema. O coordenador do Programa de Combate à Pobreza Extrema da Emater/RS-Ascar, Edgar Norenberg, destaca que este é um dos projetos mais audaciosos do Governo. "No Nordeste, por exemplo, cada projeto atende a cerca de mil famílias. Aqui no Estado, o RS Mais Igual vai atender diretamente, até 2014, seis mil famílias do meio rural", comparou. "O Governo tem uma expectativa muito grande em relação a este projeto".

A metodologia que os extensionistas irão utilizar para abordar as famílias é um dos pontos mais delicados da proposta, de acordo com o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Geraldo Kasper. "Este é um público que não está organizado, não está identificado, não é reconhecido na comunidade. Resumindo, é um público que está sombreado", disse. Ainda segundo Kasper, será necessário, primeiro, identificar o porquê da pobreza extrema, depois, estabelecer um vínculo de confiança para, então, desenvolver um projeto capaz de inserir as famílias no mercado produtivo.

RS Mais Igual no campo
Em cada um dos 69 municípios gaúchos beneficiados com ações do RS Mais Igual, serão atendidas entre 50 a 100 famílias do meio rural. A exceção, segundo Norenberg, é Canguçu, onde serão atendidas 300 famílias.

Muitas delas não conseguiram sequer se inscrever em programas sociais como o Bolsa Família, Luz para Todos, Água para Todos e Brasil Carinhoso. Programas de inclusão produtiva, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Garantia de Safra e Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), também serão levados ao conhecimento das famílias. Para cumprir as metas do RS Mais Igual, o Governador do Estado, Tarso Genro, viabilizou a compra de veículos e a contratação de 60 novos empregados para a Emater/RS-Ascar.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe