Sala Lilás é inaugurada no DML

Proposta foi inaugurada na terça-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto-Geral de Perícias (IGP), inaugurou nesta terça-feira (25), a Sala Lilás, um espaço para atendimento às mulheres no Departamento Médico Legal (DML). O local irá oferecer um ambiente diferenciado, privativo e acolhedor, enquanto a vítima aguarda pelo atendimento de peritos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais.

Também foi desenvolvido um kit de coleta padronizado para as vítimas de agressão sexual pelo Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) e DML. Além do acolhimento e perícia física, o DML também realiza o Serviço Psicossocial, uma avaliação psíquica para identificar sinais e sintomas de sofrimento decorrentes do trauma.

A finalidade desse atendimento é reduzir a ansiedade e providenciar encaminhamento psicológico ou psiquiátrico. O Setor Psicossocial funciona vinculado ao Setor Clínico (onde ocorrem os exames de corpo de delito) e o atendimento é realizado pela equipe técnica e por estagiários supervisionados.

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, destacou a importância do acolhimento à mulher vítima de violência e as ações do Governo em relação ao tema Michels agradeceu a imediata aceitação do projeto quando sugerido aos demais órgãos.

De acordo com a titular da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Santana, o espaço é um local mais humano, de acolhimento seguro e com mais conforto. Ela destaca que o Governo entende "o quão difícil é para uma mulher quando ela é vítima de algum tipo de violência física e emocional". Enfatizou também que o Estado deve "atender de forma muita qualificada às mulheres que estão em situação de violência". A secretária disse que o Governo pretende expandir o espaço para outras cidades.

A iniciativa da criação do local é uma parceria com o projeto Rede de Atendimento da Segurança Pública para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe