Estado libera milho para minimizar perda nas lavouras

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado vai disponibilizar até cinco mil sacas de sementes de milho para aqueles municípios atingidos por revés climáticos ocorridos em setembro. Nesta segunda-feira (1º/10), a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) reúne-se com entidades da agricultura familiar para definir os prazos para entrega dos pedidos. O anúncio da medida foi feito pelo secretário da SDR, Ivar Pavan, durante a etapa de interiorização do Governo, realizada em Palmeira das Missões, na sexta-feira (28), no Parque Municipal de Exposições.

À tarde, em evento com o governador Tarso Genro e prefeitos da região do Corede do Rio da Várzea, foi reafirmada a decisão. Segundo o secretário Ivar Pavan, o Governo mostrou-se sensível às demandas dos agricultores familiares e decidiu pela medida para minimizar as perdas nas lavouras de milho. A partir de agora, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de cada município atingido definirá a quanidade de sacas necessárias para replantio e indicará a entidade que será beneficiada.

Segundo nota técnica da Coordenadoria do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), órgão ligado à SDR, os pedidos deverão ser encaminhados ao órgão, que providenciará a operacionalização de todo o processo, desde a compra até a distribuição no campo.

Seguro

Durante pronunciamento no evento e à tarde com os prefeitos, o secretário Ivar Pavan comunicou a importânica de ser agilizado o levantamento de prejuízos relacionados ao período de geadas e chuvas este mês. "É importante que este levantamento seja feito e repassado para a Emater", lembrou. Pavan orientou os agricultores a aderirem ao seguro agrícola, a fim de que sejam evitadas perdas totais nas plantações.

Ainda referindo-se às ações da SDR, o secretário informou que a Secretaria tem feito muitos investimentos na Região do Corede do Rio da Várzea para onde já foram destinados mais de R$ 10 milhões entre 2011/2012.

Gostou? Compartilhe