A Justiça Eleitoral realizou, neste domingo, a apuração municipal mais rápida da história do Rio Grande do Sul desde o advento das urnas eletrônicas. Em torno de 19h30, duas horas e meia após o fim da votação, 95% dos votos já estavam totalizados. O fato foi destacado em entrevista coletiva pelo presidente do TRE-RS, desembargador Gaspar Marques Batista. O magistrado falou à imprensa assim que a apuração dos votos em Porto Alegre foi encerrada e destacou, ainda, que nenhuma seção eleitoral do Estado teve que recorrer à votação manual.
Ao longo dia, houve 186 trocas de urnas eletrônicas, o que representa 0,73% das 25.335 máquinas utilizadas na eleição. Em Canoas, única cidade gaúcha com sistema biométrico de votação, ocorreram apenas 12 trocas.
Quanto à ocorrência de irregularidades, o TRE-RS registrou 13 prisões envolvendo candidatos e 154 envolvendo não-candidatos em todo o Estado. Apenas por boca de urna, foram 144 prisões, sendo 6 de candidatos.
Diploma
Na Capital, a diplomação de José Fortunati (PDT), reeleito com 65,2% dos votos válidos, e dos 36 vereadores, ocorrerá no dia 19 de dezembro, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS.
Desempenho dos partidos
PP – 136 prefeitos
PMDB – 132 prefeitos
PT – 72 prefeitos
PDT – 70 prefeitos
PSB – 18 prefeitos
PTB – 28 prefeitos
DEM – 09 prefeitos