O Governo do Estado inaugurou, nesta quarta-feira (17), o Espaço da Cultura, no Presídio Estadual de Frederico Westphalen, com o objetivo de oportunizar um local pedagógico e lúdico para as crianças visitam seus familiares presos. De acordo com o representante na região da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), José Frighetto, o projeto foi idealizado como alternativa para tornar os momentos de visitação mais saudáveis e educativos para as crianças.
Frighetto destaca atividades como exercitar a pintura, leitura e escrita. "A intenção não é transformar o ambiente carcerário em algo atrativo e que desperte gosto nas crianças, mas sim, oportunizar algo positivo para elas naqueles momentos que ali permanecerem visitando seus familiares", informa. Durante a inauguração, as crianças foram homenageadas com apresentações artísticas realizadas em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) e, ao final da visita, foram presenteadas por seu ente preso com um kit de livros, os quais foram adquiridos em parceria com o Conselho da Comunidade.
A construção inédita da sala ocorreu em razão da parceria da Susepe, Conselho da Comunidade e Cufa, em razão das atividades alusivas ao mês da criança. O município de Frederico Westphalen está localizado a 430 quilômetros de distância de Porto Alegre, e possui cerca de 28 mil habitantes.
Governo do Estado