A reunião da Câmara Temática Saúde, ocorrida nesta terça-feira (23), no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), abordou a gestão do Sistema Único de Saúde no Estado, recebendo contribuições que farão parte do Relatório de Concertação da Câmara e que serão sugeridas ao Plano Estadual de Saúde.
O secretário adjunto da Saúde, Elemar Sand, expôs a diretrizes político-institucionais da Pasta e os sete projetos estratégicos de Governo na área da saúde, monitorados pela Sala de Gestão: Fortalecimento da Atenção Básica com ênfase na estratégia da saúde da família; Atenção integral aos dependentes do crack e outras drogas; Implantação da Rede Cegonha - PIM (Primeira Infância Melhor), programa federal; Ampliação e qualificação da Rede de Urgência e Emergência - monitoramento das UPAS; Criação de Centros de Especialidade em Saúde; Implantação da Política de Tecnologia e Informação do SUS-RS; e Construção de Hospitais Regionais.
Sand destacou outras ações que estão sendo desenvolvidas para aumentar a eficiência da gestão na saúde, ressalvando as dificuldades técnicas e as limitações legais existentes. Algumas dos empecilhos encontradas pelo Governo, de acordo com o secretário, estão na Lei da Responsabilidade Fiscal e na contratação de novos funcionários.
O diretor administração da Secretaria Estadual da Saúde, Cláudio Roberto da Silva, destacou a política de Tecnologia da Informação implantada pela Secretaria Estadual da Saúde. Com a informatização dos processos, ampliou-se a eficiência e a agilidade, além da economia de R$ 25 milhões/mês.
Para o presidente do Conselho Estadual da Saúde, Paulo Humberto Gomes da Silva, a estratégia necessária é melhorar os serviços nas 30 regiões do Rio Grande do Sul, qualificando e aprimorando as questões básicas. "A descentralização dos atendimentos de algumas regiões pode aliviar a demanda de consultas e internações feitas na Capital. Dessa maneira, haverá um avanço no acesso de qualidade à saúde."
Entre as sugestões feitas pelos conselheiros do CDES, estão a criação de um "Pacto Estadual pela Saúde", o uso da Tecnologia da Informação para implementar um sistema de regulação e o fortalecimento das políticas de saúde para as populações quilombolas e indígenas. Na próxima quinta-feira (25), a Câmara Temática da Saúde do CDES-RS entregará ao governador Tarso Genro a Nota de Recomendação sobre a gestão e regulação da saúde no Estado.
Governo do Estado