Badesul lança linha de financiamento para exportações a Cuba

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Badesul está disponibilizando uma nova linha de financiamento para empresários gaúchos que exportam para Cuba. O país caribenho receberá, no começo de novembro, uma Missão Governamental e Empresarial do Rio Grande do Sul, e a iniciativa do banco é mais uma medida para uma maior aproximação entre as economias gaúcha e cubana.
A Badesul Cuba Exportação disponibiliza R$ 40 milhões para projetos de empresas que tenham Cuba como um dos seus mercados externos e que, preferencialmente, já acumulem uma tradição de exportação àquele país, inclusive sociedades Comerciais Exportadoras (Trading Companies). Outras empresas que queiram ingressar no mercado cubano poderão ser apoiadas pelo Badesul, desde que já tenham tradição de exportação para outros países. As condições de financiamento, como taxas de juros, prazos e limites de financiamento serão definidas em função das características de cada operação.

Para o diretor-presidente da Shoes Exportadora e Importadora Ltda, Denilson da Silveira, que exporta calçados há 11 anos para Cuba, com recursos próprios, a linha de crédito do Badesul representa um grande avanço para a sua empresa. “Há cerca de três anos, o mercado cubano vem crescendo significativamente e não encontrávamos alternativas para acompanhar esta forte demanda”, ponderou. Um dos principais entraves, segundo o diretor, é que os bancos comerciais, devido ao bloqueio norte-americano, não operam linhas de financiamento para Cuba. Conforme Silveira, que trabalha com calçados das fábricas gaúchas Piccadilly, Di Vitrine e Divalesi, com a linha de financiamento do Badesul, a empresa já em 2013 espera prospectar um crescimento de cerca de 30%, em relação às exportações de 2012. “É uma oportunidade real para viabilizar o incremento dos negócios de nossa empresa”, comemorou o empresário de Igrejinha que também participará da missão a Cuba, em novembro.

Produtos
Os principais produtos exportados pelo Brasil para Cuba são arroz, óleo de soja, milho, café, frangos e miúdos, embutidos, calçados e secadores para produtos agrícolas. De acordo com o presidente do Badesul, Marcelo Lopes, o Rio Grande do Sul, de janeiro a setembro de 2012, representou quase 40% dessas exportações, num montante de R$ 159 milhões. “Mesmo assim, havia uma escassez de crédito para empresários interessados em negociar com Cuba, fato que levou o Badesul a disponibilizar novas fontes de financiamento”, concluiu.

Gostou? Compartilhe