Levantamento sobre as culturas divulgado pela Emater/RS-Ascar, esta semana, destaca a evolução da semeadura da lavoura do arroz no RS, ultrapassando a metade da área inicialmente prevista. Com a perspectiva de redução das chuvas para o mês de novembro, o plantio deve se intensificar nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste.
Nesta última, onde as chuvas foram mais intensas, o plantio está atrasado, havendo também a necessidade de replantio de algumas áreas. Os tratos culturais, principalmente o controle de invasoras, estão muito prejudicados pelo clima da última semana.
Soja
Para a oleaginosa, aproximadamente 12% da área destinada à cultura já foram semeados. Nesse último período, as condições climáticas foram favoráveis ao pantio do grão, possibilitando boa evolução do plantio, de sua germinação e de seu desenvolvimento.
Milho
As lavouras estão em fase de pendoamento e início de formação dos grãos. A condição geral da cultura é muito boa, com chuvas abundantes, alta insolação e temperaturas elevadas em quase todas as áreas de produção, com a exceção do Alto Uruguai, onde há atraso no desenvolvimento e possível reflexo na produtividade esperada inicialmente. Porém, o excesso de chuvas dos últimos dias, em algumas regiões, poderá provocar lixiviação de nutrientes. Na safra atual, 70% do plantio foram concluídos, 63% estão em desenvolvimento vegetativo e 2%, em floração.
Semeadura do arroz avança no Rio Grande do Sul
· 1 min de leitura