Representante francês analisa as ações da Administração Estadual

Eric Roty, explicou como funciona a administração pública francesa

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
O representante do Ministère de la Réform de l'Etat, de la Décentralisation et de la Fonction publique da França, Eric Roty, proferiu uma palestra no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na manhã desta segunda-feira (19). Roty falou sobre o Conceito de Política Pública na França. O objetivo da exposição foi iniciar um processo de troca de experiências entre os dois governos. A visita também visa estabelecer parcerias entre os governos do Estado e da França.

Durante o restante da semana, uma equipe do governo francês irá conhecer o funcionamento do Comitê de Diálogo Permanente (Codipe) e da Rede Escola de Governo (REG), ações desenvolvidas pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh). 

A titular da Sarh, Stela Farias, destacou o esforço do Governo do Estado para constituir programas e projetos em nível de políticas públicas. "Nossa administração está empenhada na qualificação da gestão e melhor controle público, atuando de maneira participativa e transversal. As políticas públicas estão direcionadas para a sustentabilidade financeira do Estado e o desenvolvimento econômico e social da população gaúcha", destacou. 

Em sua fala, Eric Roty, explicou como funciona a administração pública francesa. "Nosso foco está na capacitação técnica dos servidores. A atualização é contínua e constante. Isso se faz necessário para um bom atendimento no serviço público. Os constantes avanços tecnológicos e as mudanças sociais e devem ser acompanhas pela estrutura governamental. As ações realizadas pelos governos têm como objetivo fundamental garantir à população a manutenção de seus direitos e o atendimento de suas necessidades por meio de investimentos de recursos públicos" afirmou Roty. 

Codipe 
O Comitê de Diálogo Permanente (Codipe) é um instrumento de interlocução do governo com os servidores públicos, através de suas entidades representativas, visando o estabelecimento de diretrizes gerais que norteiem a construção de políticas para o funcionalismo. Por demanda do governador do Estado, Tarso Genro, a Sarh busca construir um fórum para a discussão com os servidores. Constituído um grupo para delinear a dinâmica de funcionamento com a participação das Secretarias da Fazenda, da Administração e da Assessoria Superior, o fórum não trata exclusivamente de salários, mas da construção de uma política mais ampla. 

Escola de Governo 
A Rede Escola de Governo do Rio Grande do Sul (REG) é um sistema de formação continuada voltada aos servidores públicos e agentes sociais. A REG foi construída pelo Governo do Estado, por meio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), em parceria com instituições de ensino superior de interesse público, sem fins lucrativos. Entre outros objetivos, a rede pretende promover a formação continuada para os servidores públicos e agentes sociais. 

Gostou? Compartilhe