Governador assina Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucio?EUR

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O governador Tarso Genro assina, nesta terça-feira (20), o Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucional no Rio Grande do Sul. A assinatura, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, e o defensor público geral do Estado, Nilton Arnecke Maria, marca o Ato Estadual pelo Dia Nacional da Consciência Negra, às 19h30min, no Palácio Piratini.

Após, o governador realizará a abertura do 1º Seminário Internacional de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra e o lançamento da 1ª Mostra de Documentários Africanos "África Hoje". As discussões seguem na quarta-feira (21), abertas ao público, no Hotel Everest (Rua Duque de Caxias, 1.357), com palestrantes de renome internacional, como o coordenador do Programa de Segurança Cidadã do Governo Federal de Trinidad e Tobago, Gregory Sloane-Seal, e o coordenador do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude e membro do Departamento de Justiça dos EUA, Thomas Abt.

"Esse seminário é de extrema importância para dar visibilidade a esses dois grupos vulneráveis, a juventude, que antes de ser autora é vítima da violência, e mais ainda aos negros, que são os maiores alvos de ações violentas", diz a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Tâmara Biolo Soares.

Nesta terça-feira, também foi lançada a campanha institucional "Criar oportunidades é combater a discriminação e a violência contra a juventude negra", para dar visibilidade às políticas raciais das Secretarias de Estado. Segundo recente levantamento do Ministério da Saúde, 53,3% dos 49.932 assassinatos ocorridos no Brasil em 2010 eram de jovens e, desses, 76,6%, negros e 91,3%, homens, confirmando a necessidade de atuação conjunta entre governo e sociedade para enfrentar esse tema.

Programação do seminário

Terça-feira (20)
19h30 - Ato de abertura e lançamento da 1ª Mostra de Documentários Africanos "África Hoje" Local: Palácio Piratini

Quarta-feira (21)
10h às 12h - O Racismo Institucional e a Reprodução da Violência Contra a Juventude Negra
Palestrantes: Deise Benedito, do Fórum Nacional de Entidades de Direitos Humanos e do Fórum Nacional de Mulheres Negras, e Marcos Rolim, jornalista, sociólogo e especialista em Segurança Pública.

14h às 16h- A Importância do Enfoque Territorial e Comunitário nas Ações de Prevenção e Redução da Violência Contra a Juventude Negra
Palestrantes: Gregory Sloane-Seal, coordenador do Programa de Segurança Cidadã do Governo Federal de Trinidad e Tobago e Allan Borges Nogueira, superintendente de políticas públicas para juventude da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

16h às 18h - A Articulação de Atores Federais, Estaduais e Locais para a Prevenção e Redução da Violência Juvenil
Palestrantes: Thomas Abt, do Departamento de Justiça dos EUA e coordenador do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude, e Severine Macedo, secretária nacional da Juventude.

Gostou? Compartilhe