Operação Viagem Segura retira 3,6 mil motoristas de circulação por embriaguez

Dados foram divulgados nesta segunda-feira

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As instituições envolvidas na Operação Viagem Segura reuniram-se, nesta segunda-feira (19), no Palácio Piratini, com o vice-governador, Beto Grill, para fazer um balanço e apresentar à sociedade os resultados de um ano da ação. Nos últimos 13 feriados a operação retirou de circulação 3,6 mil motoristas alcoolizados, potenciais causadores de acidentes.

Nas 13 operações foram mais de 1,2 milhão de veículos fiscalizados; 149 mil infrações detectadas; 15 mil veículos e 4,5 mil carteiras de habilitação recolhidos; e 12.436 testes com etilômetro realizados. Os 3,6 mil motoristas autuados por embriaguez (858 enquadrados por crime de trânsito) representam 30% dos testes realizados.

Para o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, que apresentou o balanço durante o encontro, esse é o número mais importante da Operação. "Temos indicativos que estamos no caminho certo. Em 2012, tivemos o menor volume de mortes/dia em feriados desde 2007. Esse é um resultado importante, considerando que a frota cresceu 40% no período", afirmou.

Barcellos também ressaltou os dados que merecem atenção das autoridades para as próximas operações, como o de que o dia da volta tem concentrado maior número de mortes, e de que aumentou a participação dos acidentes no período da madrugada.

Média
A média diária nos 12 feriados do primeiro ano de Operação foi de 3 mortes/dia. No período imediatamente anterior, a média diária foi de 3,2 mortes/dia, representando uma pequena redução. Se considerado o período 30 dias pós-acidente contabilizado pelo Detran/RS, a média diária de mortes nos feriados passou de 6,3 para 5,8. O feriado de Natal merece atenção, já que foi um dos mais violentos do período: foram 215,4 acidentes/dia.

O vice-governador lembrou, ainda, da importância das campanhas publicitárias que fazem a sensibilização dos condutores durante os feriados e apontou outras iniciativas que vem transformando o trânsito do Estado. "Tivemos agora a Votação de Prioridades, que colocou em debate as propostas do Plano Estadual de Trânsito para eleger 10 ações mais importantes. Essa consulta teve mais de 240 mil participantes e milhares de sugestões. Também teremos o Observatório de Trânsito, que será um grande avanço na análise das causas dos acidentes e em importante aliado no combate a acidentalidade".

Menos vítimas
O feriadão de 15 de Novembro registrou 38% menos mortes que o feriado de estreia da Operação Viagem Segura, em 2011: foram 13 mortes da meia-noite de terça-feira (14) até a meia-noite de domingo (18). No mesmo período do ano passado, 18 pessoas morreram no trânsito. O total de acidentes (incluindo os com danos materiais) permaneceu praticamente inalterado: foram 954 em 2011 e 955 em 2012. O número de acidentes com lesões caiu de 476 para 413, embora o número de feridos tenha passado de 511 no ano anterior para 556 em 2012.

Em relação ao último feriado, de Finados, houve redução na média diária de vítimas fatais, passando de 4,5 para 2,6 mortes. A comparação é feita pela média diária, já que esse feriado teve quatro dias. O número de feridos também caiu, de 121,8/dia em Finados para 111,2/dia nesse 15 de novembro.

Comparando-se a média diária de acidentes e mortes do feriado de Proclamação da República com a média dos 12 feriados anteriores, percebe-se uma redução dos acidentes e mortes, mas um incremento no número de feridos. A média diária de vítimas fatais caiu 24% neste último feriadão, passando de 3,4/dia nos últimos feriadões para 2,6 vítimas fatais por dia deste feriado. A média diária de feridos passou de 109,1 para 111,2.

A Operação de Proclamação da República contabilizou 98 mil abordagens e 17,6 mil autuações. Os agentes realizaram 800 testes de etilômetro e constataram embriaguez em 301 motoristas, 67 deles com concentração de álcool no sangue que caracteriza crime de trânsito. Foram, ainda, recolhidos 1,2 mil veículos e 373 documentos de habilitação.
Participam da Operação coordenada pelo Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Brigada Militar (BM) e o Comando Rodoviário da BM, Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS), Polícia Civil, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), órgãos de trânsito municipais, como a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Gostou? Compartilhe