Empresários coreanos debatem oportunidades de negócios no RS

Delegação da KITA foi recebida para café da manhã no Palácio Piratini

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Como desdobramento da missão governamental gaúcha à Coreia do Sul, em 2011, o Governo do Estado promoveu nesta sexta-feira (23) um café da manhã com uma delegação da Korea International Trade Association (KITA). Integrada por representantes de 17 empresas, a comitiva também visitou empresas na Serra gaúcha e participou de uma rodada de negócios na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Recebidos pelo vice-governador Beto Grill no Palácio Piratini, os empresários ouviram do representante do governo gaúcho a sinalização de interesse para estreitar ainda mais os contatos entre o Estado e o país asiático. "Desde o primeiro momento, o governador Tarso Genro identificou na Coreia do Sul um país com o qual devíamos estreitar laços comerciais e culturais", disse o vice-governador.

Grill também destacou os parques tecnológicos gaúchos como um ponto de atratividade para ampliar os negócios com os asiáticos, sobretudo em função da tradição de investimento em inovação dos coreanos. "Temos fornecido as condições, nestes parques tecnológicos, para que boas ideias se transformem em bons negócios", disse Grill. O vice-governador também salientou a parceria do governo com a Fiergs como um sinalizador das condições institucionais positivas para empreender no Rio Grande do Sul.

O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, lembrou o avanço nas relações com a Coreia do Sul, a partir da missão  feita em 2011. Para o titular da pasta, os negócios estão prosperando entre o Estado e a Coreia. "A Hyundai está construindo em São Leopoldo uma fábrica de elevadores, também como resultado da aproximação que mantivemos. Além disso, assinamos com a Hyundai e com a Samsung um protocolo de intenções, que conta com a parceria da Petrobras e vai avaliar o potencial para a instalação de uma usina de regaseificação", afirmou Knijnik.

Depois da apresentação oficial do governo gaúcho, o diretor-executivo da Kita, Ho Keun Jang, salientou o desejo de conhecer ainda mais o Rio Grande do Sul. "A Coreia está interessada em aumentar a cooperação econômica com o Brasil. Esta delegação, composta por 17 empresários, pretende aumentar o conhecimento sobre a comunidade gaúcha", afirmou Ho Keun Jang.

Também participaram do café da manhã o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester, o presidente da Badesul, Marcelo Lopes, e do reitor da Unisinos, Marcelo Aquino. A comitiva em viagem pelo Rio Grande do Sul é chefiada pelo vice-presidente da entidade, Hyunho Ahn.

Na quinta-feira (22), a comitiva esteve em Caxias do Sul, visitando a Marcopolo e a Câmara de Comércio e Indústria (CIC), onde foi realizada uma reunião de negócios. Na sexta-feira (23), depois do café da manhã, ocorreu a reunião "Rio Grande do Sul-Coreia: Oportunidades de Negócios", quando foi assinado um memorando de entendimento entre KITA e Fiergs.

Os coreanos também visitaram o Tecnosinos, parque tecnológico onde está instalada a HT Micron, joint venture entre a coreana Hana Micron e a brasileira Altus que produz semicondutores.

A KITA é a organização de promoção comercial mais influente da Coreia do Sul, voltada para o apoio à expansão das empresas do país asiático pelo mundo e promoção de parcerias entre companhias coreanas e estrangeiras. Com 70 mil associados, a KITA possui representações na Bélgica, na China, em Cingapura, nos EUA, no Japão e no Vietnã.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe