De David destacou que, nos dois anos de gestão, foram 2,5 milhões de atendimento às famílias rurais, além dos 21 mil indígenas de 116 aldeias, número que representa a totalidade deste grupo no Rio Grande do Sul. O presidente também apresentou os investimentos aplicados na reestruturação da Instituição, num total de R$ 10 milhões, com aquisição de 367 novos veículos e computadores para desenvolver a Assistência Técnica e Social e a Extensão Rural.
Neste período, foram contratados 597 novos empregados. "Estamos reestruturando a Emater e qualificando o quadro funcional", disse Lino De David. Ele chamou a atenção para as políticas públicas do Governo do Estado e Federal. "Temos a convicção de que estamos no caminho certo, com ações na extensão rural, no cooperativismo, na inclusão social e na preservação ambiental".
O diretor técnico Gervásio Paulus também destacou a qualificação e a formação no quadro funcional, sendo que, nestes dois anos, forma realizadas 468 capacitações. "Trabalhamos na construção do processo de desenvolvimento rural sustentável, tornando o meio rural um espaço melhor para se viver", observou.
A diretora administrativa, Silvana Dalmás, expôs os principais pontos da reestruturação, destacando um aumento de 58% no orçamento de 2010 para 2012. A secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) foi representada por seu diretor do Departamento de Cooperativismo, Gervásio Plucinski.
Governo do Estado