A Operação Viagem Segura de Natal, iniciada na última sexta-feira (21), retirou de circulação 241 motoristas alcoolizados após a realização de 1.116 testes de etilômetro. O total de condutores que foram conduzidos à delegacia de polícia por apresentarem índices acima de 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões chega a 108. Trata-se de um esforço conjunto das autoridades de fiscalização que objetiva a redução dos números de acidentes e mortes nas estradas gaúchas neste feriado prolongado.
Em quatro dias de operação, os 1.048 acidentes resultaram em 18 mortes e 556 feridos. Foram fiscalizados 72.273 veículos com o registro de 8.273 infrações. O número de veículos recolhidos a depósito totaliza 993, e de documentos de habilitação retidos, 258.
A operação se encerra nesta terça-feira (25) à meia-noite e conta com a integração entre Detran/RS, Cetran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) em Porto Alegre, Federação das Associações dos Municípios do Estado (Famurs), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob a coordenação do Comitê de Mobilização pela Segurança do Trânsito.
A intensificação da fiscalização será retomada na próxima sexta-feira (28) com a Operação Viagem Segura de Ano-Novo.
Com informações do Governo do Estado