Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), que participam da Operação Verão Numa Boa, no Litoral, já interditaram 15 estabelecimentos com abate e/ou produção irregular de produtos de origem animal nos mais de 100 locais e propriedades rurais fiscalizadas. Nestas operações foram apreendidas mais de sete toneladas de produtos cárneos e outras 3,6 toneladas de pescado. O total, somando atividades de barreiras e vistorias já ultrapassa as 15 toneladas.
A operação começou no dia 13 de dezembro e foram montadas, até o momento, 53 barreiras fixas e volantes, nas quais foram vistoriados mais de 700 veículos transportando animais e produtos. Nas blitze foram apreendidas e inutilizadas, por não haver condições para o consumo humano, mais de 1,4 tonelada de produtos cárneos e mais outras três toneladas de produtos lácteos. Nas barreiras também foram aplicados 28 autos de infração.
O veterinário do Serviço de Fiscalização e Controle do Trânsito, Rodrigo Nestor Etges, destacou a importância da fiscalização "que provoca o aumento do zelo na produção de produtos de origem animal que chegam aos veranistas e moradores do litoral do Rio Grande do Sul".
Relação das apreensões realizadas pela Seapa
Agência Brasil