Operação Balada Segura fiscaliza Litoral no Ano Novo

Atuação conjunta dos órgãos de segurança durante as madrugadas tem foco no combate à embriaguez ao volante

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Paralelo ao esforço de fiscalização da Operação Viagem Segura, que acontece nas estradas, rodovias e saídas das cidades, dentro dos balneários do Litoral Norte, do Litoral Sul e da Costa Doce, está ocorrendo também uma série de blitze da Operação Balada Segura. O trabalho se iniciou na sexta-feira anterior ao Natal (21), disponibilizando três equipes. Elas estão atuando todos os dias da semana durante as madrugadas, com foco na embriaguez ao volante - o teste do etilômetro é oferecido a 100% dos motoristas abordados.


A previsão é fiscalizar mais de 10 mil condutores durante o veraneio. No verão passado, entre 22 de dezembro e 03 de março, foram abordados quase 4,4 mil condutores. Isso possibilitou autuar 300 deles por embriaguez. Vinte e seis foram enquadrados em crime de trânsito, por registrarem concentração de álcool maior do que 0,33 mg por litro de ar expelido dos pulmões. "É difícil dizer quantos acidentes foram evitados por terem sido retirados das vias esses condutores sem condições de dirigir, mas seguramente várias vidas foram preservadas", comenta o coordenador da Operação pelo Detran/RS, Adelto Rohr.


Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados no Estado 16 acidentes com vítimas fatais no Litoral, que resultaram em 22 mortos. Dentro do esforço conjunto do Estado, através de Detran/RS e da Brigada Militar com as municipalidades, para que as pessoas voltem para casa em segurança após se divertirem, Rohr explica que está sendo dada especial atenção para as saídas de festas, e que haverá reforço no Carnaval. "Nossa esperança é contribuir para reduzir bastante estes números trágicos", afirma ele.

Gostou? Compartilhe