Em mérito à crescente demanda de exames de direção no Estado, o Detran/RS abriu processo seletivo para contratação de 64 novos examinadores de trânsito. Desde 2009, quando a autarquia assumiu os testes, o aumento tem sido, em média, de 10% ao ano, somando um total de 80 mil exames mensais.
O edital de seleção foi publicado, nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial do Estado. A contratação será em caráter emergencial e temporário, pelo período de um ano. Nesse período, o Detran/RS abrirá concurso público para a contratação de servidores de carreira.
Contratos
As inscrições acontecem de 21 de janeiro a 19 de fevereiro de 2013.
O contratado emergencial terá lotação, conforme a necessidade, na sede em Porto Alegre ou em uma das regionais do Detran/RS em Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria ou Santo Ângelo e exercerá suas atividades nos municípios que possuem Centro de Formação de Condutores.
O candidato deve ter curso de formação de examinador de trânsito, idade mínima de 21 anos, não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima no último ano e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, entre outras exigências.
A remuneração para os contratados emergenciais é de R$ 1.829,35, acrescida da Gratificação de Examinador (GRAEx) correspondente a R$ 1.500 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.