UTIs móveis são mobilizadas em todo o Estado

Passo Fundo vai auxiliar no atendimento às vítimas. Hemopasso de Passo Fundo disponibiliza bolsas de sangue.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

UTIs móveis de Caxias do Sul, Canoas, Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo e Porto Alegre, entre outras de grandes cidades foram deslocadas para atender os feridos do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. A mobilização de unidades e equipes foi organizada pela Secretaria da Saúde do Estado, que destacou todos os coordenadores regionais para montar uma estrutura de atendimento e colocou à disposição leitos em vários hospitais da região, além do estoque de sangue do Hemocentro. Número de mortos foi atualizado para 232, no começo da tarde deste domingo.

O Hemocentro de Passo Fundo já disponibilizou 170 bolsas de sangue para encaminhar a Santa Maria. Doadores são convocados para se dirigirem até o Hemopasso a partir desta segunda-feira para recompor o estoque, a partir das 8h.local. 


Segundo o secretário Ciro Simoni, uma força-tarefa está em articulação para atender as famílias das vítimas. "Estamos desde às 5h da manhã organizando a estrutura de saúde. Não haverá falta de sangue, nem de leitos. Recebemos ofertas de ajuda de outros Estados, como Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Nossos coordenadores regionais estão todos mobilizados e o Departamento de Ação em Saúde já entrou em contato com a organização internacional Médicos Sem Fronteiras para buscar apoio", salientou. 

A psicóloga e diretora do departamento, Sandra Fagundes, informou que profissionais do Estado e muitos voluntários da área de saúde mental estão neste momento trabalhando no Centro Desportivo Municipal (CDM), onde estão os corpos das vítimas da tragédia para prestar assistência aos familiares. "Nossa preocupação é dar continuidade ao atendimento dessas pessoas. Por isto já entramos em contato com um grupo de profissionais de saúde mental, que atuou por anos no auxílio às famílias dos 194 mortos de um incêndio semelhante numa boate de Buenos Aires, em 2004". Segundo ela, nas próximas horas o Estado deverá receber informações sobre a chegada de representantes das organizações internacionais.

Gostou? Compartilhe