O atraso na liberação para pagamento do DPVAT do exercício 2013 gerou muitas dúvidas entre os proprietários que pagaram o IPVA antecipado e ainda não receberam o documento de licenciamento do veículo (CRLV). Devido à possibilidade de parcelamento, neste ano o Seguro DPVAT não estava incluído no valor de pagamento antecipado do licenciamento até 24 de dezembro. Por isso, muitos proprietários que aproveitaram o desconto de antecipação do IPVA ainda não receberam o documento.
O Detran/RS esclarece que o licenciamento anual é composto de três partes: o IPVA, o seguro DPVAT e a taxa de expedição do documento. Para licenciar o veículo no exercício, também devem ser quitadas eventuais multas vencidas. Sem o pagamento dessas três taxas e das multas, quando existirem, o CRLV não é emitido.
É possível consultar a situação de seu veículo no site do Detran/RS , inserindo a placa e o número Renavan.
O DPVAT pode ser pago nos bancos credenciados ao Detran/RS (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú e Sicredi). Correntistas desses bancos podem pagar diretamente no caixa eletrônico ou pelo home banking. Não-correntistas devem pagar nos caixas, em horário bancário.
O calendário de licenciamento estabelece as datas limite para circulação com o documento 2012: 30 de abril para placas com finais 1, 2 e 3; 31 de maio para finais 4,5 e 6; 30 de junho para finais 7 e 8; e 31 de julho para finais 9 e 0.
Detran/RS esclarece dúvidas sobre emissão dos documentos de licenciamento
· 1 min de leitura